Celebrando Conquistas !

Celebrando Conquistas !

Atualizado: 15 de set. de 2020

Nesse momento estamos concluindo mais uma etapa do processo de aprendizagem dos nossos alunos.

E gostaríamos de celebrar as conquistas!

Foi um trimestre que ocorreu todo online, e apesar dos desafios, houveram com certeza muitas conquistas, tanto para nós professores quanto para o desenvolvimento dos alunos. Celebrando Conquistas é um evento que ocorre em duas semanas. Sendo que na primeira semana estamos em processo de autoavaliação com os alunos. Esse é o momento de identificar as conquistas.

O que isso quer dizer?

Que durante a semana, 31 de agosto a 04 de setembro, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre tudo o que conquistaram neste trimestre e o que ainda podem conquistar! É um momento onde eles preenchem alguns documentos, preparados e orientados por seus professores.

Temos dois tipos de autoavaliação.

Na primeira o foco está nas competências gerais adquiridas ao longo do 2º trimestre. Eles irão refletir sobre as habilidades de estudo, digitais, atitudinais e socioemocionais que são essenciais para que haja o bom aproveitamento das aulas no MEET e no Classroom. Assim como também, pensar em metas para o próximo trimestre.

O segundo tipo de autoavaliação é sobre o aprendizado dos conteúdos e a participação ativa dos alunos em cada disciplina, ou seja, as habilidades cognitivas.

Outra estratégia que utilizamos no Colégio Curupira são as rubricas. As atividades avaliativas contém um guia descritivo, com ou sem nota, de como a atividade será avaliada e com isso os alunos podem conhecer as expectativas de aprendizagem e entender onde podem melhorar.

O nosso objetivo é desenvolver nos alunos uma postura mais responsável, crítica e consciente. Assim, eles podem ir além da nota e compreender o porquê daquele desempenho, construindo assim novas oportunidades de aprendizado.

Na 2º semana, entre os dias 08 e 11 de setembro, temos o momento de geração de novas oportunidades, onde os alunos recebem dos seus professores um atendimento personalizado e são trabalhadas atividades voltadas ao resgate de conteúdos e atividades , gerando novas oportunidades de aprendizado.