Por que realizar esses eventos?
Quem não se lembra dos jogos que jogou durante a sua infância e adolescência? E os momentos que teve com os amigos?
Todos tivemos a oportunidade de brincar e se divertir com nossos amigos. Com a pandemia, o espaço físico onde os alunos se encontravam para brincar, jogar e se divertir foi fechado.
A escola não é somente um espaço de aprendizagem de conteúdo e desenvolvimento de habilidades cognitivas, ela é também um espaço social.
Considerando os jogos como elemento cultural faz parte do universo dos alunos e existem diversos tipos de jogos. Alguns têm características esportivas como o futebol e a corrida e outros são mais lúdicos. As vezes, jogamos em times e outras vezes competimos sozinhos. Além dos jogos esportivos, temos ainda os jogos de tabuleiro ou cartas, ou ainda o taco, a queimada, a peteca, o frescobol, bola de gude e tantos outros jogos.
O que importa nesse universo é que ao jogar somos desafiados a ir além das nossas habilidades e podemos nos desenvolver através desses momentos lúdicos.
A semana dos games foi uma proposta desenvolvida pelo Colégio Curupira para sob a Coordenação do Diretor Vitor Ribeiro e as especialistas em tecnologia Rosemere Bard e Cecília Yanguas com o objetivo de gerar oportunidades e espaços para que os alunos interajam entre turmas e possam vivenciar o espírito de comunidade através dos jogos digitais e foram realizados no período de uma semana.
Além disso, buscou-se desenvolver as competências de liderança e planejamento com os alunos que aceitaram o convite para participar da coordenação dos jogos. Através desse projeto, os alunos que dominavam os espaços de jogos selecionados, após uma consulta aos alunos, planejaram e lideraram os eventos, sob o apoio de seus professores.
Os alunos receberam via o e-mail da escola mais informações sobre os próximos passos e utilizando a ferramenta Google Chat foram criados grupos de trabalho. Os grupos receberam no Google Chat o arquivo com todas as informações necessárias para organizar seus eventos junto com o seu grupo.
Essa etapa de planejamento é essencial para o desenvolvimento escolar deles, e por isso, promoveu-se o diálogo constante com eles para criar os eventos.
Os eventos ocorreram em horários específicos de manhã e à tarde. E apesar de haver um professor auxiliando nas atividades, foram os alunos que assumiram o papel de hosts, ou seja, foram eles que ficaram responsáveis em receber os colegas no MEET e apresentar as instruções do jogo para os participantes do evento.
Após a agenda dos eventos estar pronta, o site da Semana dos Jogos foi divulgado e os alunos do 4º ao 9º ano foram convidados a participar.