Educação Infantil

Escola particular em Garopaba - Maternal -Educação Infantil - Ensino Fundamental
1/5

O Colégio Curupira compreende que a primeira infância é um momento de extrema importância e, assim, idealizou uma proposta pedagógica pensada e desenvolvida exclusivamente para a Educação Infantil, levando em consideração as necessidades específicas dessa faixa etária. Aqui se considera a integridade da criança em suas dimensões estéticas, sensíveis e racionais, reconhecendo cada indivíduo do grupo como um corpo vivo, expressivo e dinâmico.

Objetivo
A afetividade permeia todas as relações dentro do espaço escolar. Os espaços são pensados e organizados para que as crianças possam desenvolver sua autonomia e a busca da consciência de si, através da integração com o outro e com o meio. Todos os dias eles contam com uma ampla área externa para brincadeiras e explorações, além de salas projetadas para que eles possam se desenvolver em todos os campos de experiência.

Nossas Turmas (Respeitando a data de corte: 31 de março)
  • Maternal baby - 1 ano

• Maternal I - 2 anos

• Maternal II - 3 anos

• Jardim - 4  anos

• Pré - 5 anos

• Das 13h30 às 17h30

• Matutino
    -Das 07:30min às 12h

• Vespertino

Metas educacionais

Entendemos que o brincar e as múltiplas linguagens dos pequenos são a forma  como eles se relacionam com o mundo. É ampliando e compartilhando essas linguagens próprias da infância que introduzimos e significamos o repertório de experiências que contemplam as metas educacionais previstas para essa idade.

As crianças estão organizadas em cinco grupos, por faixa etária, Maternal Baby, Maternal I, Maternal II, Jardim e Pré. Em cada grupo o professor tem propostas apropriadas às necessidades dos alunos enquanto grupo e também individualmente, promovendo, por meio da mediação e do olhar atento e cuidadoso, o desenvolvimento integral das crianças.

Os projetos de investigação desenvolvidos ao longo de toda a educação infantil, colocam as crianças como sujeitos ativos dentro do seu processo de aprendizagem, capazes de criar e transformar o meio ao seu redor.  Curiosidade, espontaneidade e criatividade, são palavras-chave para o desenvolvimento de experiências significativas e únicas entre os pequenos, dando espaço e incentivando que cada um, com suas singularidades, possa atribuir ao mundo um sentido pessoal.

Adaptação

O início do ano e a entrada da criança na escola, revela-se, às vezes bastante difícil, até para alguns pais. É um período em que a relação pais/escola deve ser especialmente estreita para que se possa garantir a confiança mútua necessária.

A fase de adaptação, especialmente até 3 anos, implica na presença inicial dos pais ou acompanhantes na escola.

Nos primeiros dias as crianças ficam menos tempo na escola e o período vai sendo ampliado gradativamente, de acordo com a necessidade de cada uma delas.

Material EMMI PIKLER - Movimento e Aprendizagem

Para a pediatra húngara Emmi Pikler, a conquista autônoma dos movimentos da criança está ligada ao desenvolvimento cognitivo. Um depende do outro: movimentos, relações, sentimentos e cognição, num amadurecimento harmônico da criança por inteiro.

Há uma aspiração constante de que a criança aprenda a conhecer sua situação, seu entorno pessoal e material, os acontecimentos que lhe concernem, o presente e o futuro próximo e que sinta a si mesma como boa e competente.

Na Abordagem Emmi Pikler encontramos princípios que a norteiam, promovendo o pleno desenvolvimento infantil.

fonte do texto:

liberdadeparaosbebes.com.br