Sobre nós

Escola particular em Garopaba - Maternal -Educação Infantil - Ensino Fundamental
Colégio Curupira - Escola particular

História

O Colégio Curupira surgiu do desejo de viver um mundo bom, com educação e respeito, com valorização do meio ambiente, do ser social e do indivíduo. O movimento foi o de tentar resgatar valores e compromissos com a vida sem deixar de considerar todo o progresso conquistado. A ideia evoluiu assumindo o desafio de transformar a realidade da escola e da sala de aula, numa tentativa de suprir os anseios das novas gerações no âmbito educacional. Como revolucionar a educação? Como motivar uma criança que já nasceu com o dedinho na tela do celular a sentar numa carteira e estudar o livro? Como preservar sua conexão com a natureza e com o meio diante da avalanche cibernética?  Por um bom tempo este objetivo esteve um tanto quanto distante e abstrato. Em 2017, através do Google Education, o Colégio começa a dar os primeiros passos que farão toda a diferença entre tentar e oferecer de fato uma educação inovadora. Um Novo Curupira se apresenta! Descobrindo, experimentando, conhecendo e criando a nova era, movido pela empolgação e pelo orgulho de poder participar da formação daqueles que virão a ser os protagonistas do novo mundo que aí está. A essência do desejo inicial permanece. O compromisso do Colégio Curupira continua sendo contribuir com a preservação do planeta e a manutenção da vida na Terra através da educação, reconhecendo o ser humano e o indivíduo como parte do todo, consciente que deve ser do seu papel, da sua responsabilidade e principalmente da sua relação e interdependência com a natureza.

Pedagogia 

Conforme Projeto Político Pedagógico adotado pelo Colégio, a linha que norteia nosso trabalho é o sociointeracionismo. No entanto, compreendemos que uma única metodologia não dá o aporte necessário quando o assunto é aprendizagem. Compreendemos que cada aluno é um ser único, com habilidades e potencialidades a serem desenvolvidas! Então, realizamos uma mescla. Utilizamos também aspectos do construtivismo, das ideias de Wallon, Gardner e da neurociência.

Acreditamos que uma teoria complementa a outra, pois, o que observamos é que a aprendizagem se dá através da interação com o objeto de conhecimento, com o outro que é diferente de mim, mas depende fundamentalmente da fase de desenvolvimento em que o educando se encontra. É muito clara para a percepção dos  diferentes tipos de inteligências e da importância da rotina e da ordem para o desenvolvimento do intelecto.


Para que todo este processo seja realizado com sucesso, contamos com ferramentas importantes:

1- EDUCAÇÃO Innovadora
2- FICC (Feira de Iniciação Científica Curupira)
3- JOGOS DE INVERNO
4- GINCANA DOS CAMPEÕES
5- KHAN ACADEMY
6- GOOGLE FOR EDUCATION
7- SOCIEDADE E CONVIVÊNCIA


Além disso, realizamos várias outras atividades como: Sarau Literário, Manhã Cultural, Festa Junina, Assembleia escolar, saídas de estudo e claro, as formaturas do 9º  e Pré-escola!

 

Para conhecer mais dos nossos projetos clique aqui
 

Estrutura física do colégio

O Colégio conta com uma área aproximada de 1.400 m²; com 355 m² de área construída, 08 salas amplas com 24 m² em média, ventiladas e com luz natural; parques diferenciados por faixa etária; quadra poliesportiva; árvores frutíferas que as crianças adoram e muita área verde; pátio coberto e cantina.

Além disso contamos com a parceria no espaço Callan Curupira.

Missão

Ser um agente transformador na vida de cada indivíduo, a fim de torná-los cidadãos críticos, autônomos e criativos, por meio de uma educação integral (intelectual, físico, emocional, social e cultural) norteados por princípios éticos desenvolvendo habilidades, inteligências e competências para um mundo em constante transformação.

Visão 

Ser excelência  de práticas pedagógicas inovadoras, em um ambiente acolhedor com foco nos anseios e necessidades das novas gerações, que proporcione realização dos nossos alunos e satisfação dos colaboradores, pais, parceiros e comunidade contribuindo assim para uma sociedade inclusiva, sustentável e inovadora.

Valores e Princípios
  • Compromisso com o desenvolvimento socioemocional.

  • Valorização ao pensamento crítico e investigativo.

  • Estímulo à criatividade como forma de solucionar problemas

  • Respeito à diversidade, às habilidades e às competências individuais.

  • Estímulo à autonomia e independência.

  • Promoção, capacitação e valorização do trabalho em equipe.

  • Compromisso com a sustentabilidade, com a preservação dos recursos naturais, culturais, sociais e econômicos

  • Foco no desenvolvimento do senso ético, integridade e transparência nas relações interpessoais.

 

Objetivos

Potencializar o desenvolvimento do aluno no âmbito acadêmico, considerando sua integralidade, realidade e relação com uma sociedade globalizada e interligada.​

Otimizar a evolução do processo Ensino-Aprendizagem e adequar a escola às mudanças do mundo.

Curupira ed 4-0.png

Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

E orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN´s).

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos alunos o desenvolvimento de 10 competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. 

Aqui, competência é definida como a mobilização de conhecimentos ( conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. 

Com a BNCC, os professores realizaram estudos para verificar as mudanças e então partiram para a reorganização dos documentos legais da escola no âmbito pedagógico: Regimento escolar, PPP (Projeto Político Pedagógico), Plano de Curso.

O Colégio entra no 2020 alinhado a BNCC! 

Competências-Gerais-da-BNCC.png