Ensino Fundamental I e II

No processo ensino-aprendizagem o aluno é sujeito ativo e criativo que possui consciência de suas potencialidades e conquistas, interagindo com o meio e com o outro para construção do conhecimento. O professor é mediador deste processo e participa efetivamente na busca do ensinar-aprender.
Objetivo:
-
Buscar a informação e transformá-la em conhecimento, através da troca de ideias, do autoconhecimento, das experiências, do respeito às diferenças, da pesquisa, do estudo e da responsabilidade como cidadão.
-
Viver, conviver e construir valores através da consciência ética e crítica, da autonomia, solidariedade e cidadania.
Nossas Turmas (vespertino)
-
Ensino Fundamental I : 1º - 2º - 3º e 4º anos.
Horário
-
Das 13h30 às 17h45
Nossas Turmas (matutino)
-
Ensino Fundamental I: 5º ano
-
Ensino Fundamental II : 6º - 7º - 8º e 9º anos.
Horário
-
Das 07h30 às 12h00
Educação Inovadora
-
Metodologias ativas
-
Trabalho por projetos
-
Educação Maker
-
Assembleia escolar
-
Google for Education
Nossos projetos:
1- EDUCAÇÃO 4.0: - A educação 4.0 traz uma nova forma de aprender baseada no conceito de aprender fazendo, ou seja, colocando em prática. Aprender coisas diferentes e de maneiras diferentes, por meio de experiências, projetos e testes.
- Para isso, é preciso mais ênfase às habilidades digitais e ao empreendedorismo na escola. É preciso também que os alunos saibam lidar com pessoas de forma colaborativa e participem de projetos interdisciplinares.
- Iniciamos no colégio Curupira, em parceria do IFCE (Instituto para Formação Continuada em Educação) o Programa de Gestão da Inovação na Escola - ProGIE – .
Os educadores participaram da formação continuada com o Professor Dr. Cassiano Zeferino de Carvalho Neto, fundador do IFCE e Diretor Educacional do Colégio Curupira, sobre a Educação 4.0 que enfatiza o cuidado com os processos de inovação principalmente pelo desenvolvimento de valores, competências e habilidades.
2- FICC (Feira de Iniciação Científica Curupira): a partir do 1º ano do Ensino Fundamental os alunos são incluídos na iniciação científica. Assim, pesquisar se torna algo fácil e aprender se torna interessante!!! Ao final do ano, os alunos apresentam os projetos criados e ainda têm a oportunidade de apresentar o trabalho na MOSTRATEC!!!
3- JOGOS DE INVERNO: uma competição que acontece com os alunos do Fundamental I e II, em que os mesmos ajudam na organização e disputas de diversas modalidades. Disciplina, cooperação, liderança são estimulados e fazem a diferença na vida de nossos alunos!
4- GINCANA DOS CAMPEÕES: para Fundamental I e II. De uma maneira divertida os alunos encaram o desafio de colocar os conhecimentos adquiridos até aquele momento a prova !!! O objetivo é trazer habilidade e tranquilidade na hora da pressão.
5- KHAN ACADEMY: no Fundamental II o professor de matemática utiliza o Khan Academy para dar suporte ao aluno em suas dificuldades. O diferencial é que o aplicativo cria um percurso individual de aprendizagem de cada aluno. A “ferramenta” trabalha considerando as dificuldades apresentadas. Assim, o aluno aprende a matemática de maneira personalizada!!! Com o suporte tecnológico fica mais fácil!
6- GOOGLE FOR EDUCATION: no terceiro ano de implementação, os alunos do Curupira têm o direito a uma conta institucional, a partir da qual podem usufruir com segurança um ambiente restrito, onde todas as ferramentas da Google direcionadas à educação estão a disposição. Dentre todas as ferramentas que são disponibilizadas, o Google Classroom (sala de aula virtual) é a que mais se destaca a partir do 5º ano. É um ambiente de contato online com os professores, com atividades a serem realizadas, suporte didático… Acreditamos que a tecnologia é um grande suporte para a aprendizagem , e você, acredita nesta ideia!?
7- SOCIEDADE E CONVIVÊNCIA: é um componente que visa trabalhar as competências sócio-emocionais e as habilidades de liderança e autonomia. Este componente está relacionado com a realização das Assembleias Escolares - momentos de troca de ideias e sugestões à escola.
Além disso, realizamos várias outras atividades como: Sarau Literário, Manhã Cultural, Festa Junina, Assembleia escolar, saídas de estudo e claro, as formaturas do 9º e Pré-escola!
Aulas Curriculares:
O currículo do Colégio Curupira contempla de maneira especial e muito original todas as diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular e demandas das novas gerações. Entre os destaques de nosso currículo estão:
✅ Sociedade E Convivência
✅ Artes
✅ Yoga
✅ Inglês
✅ Musicalização
✅ Educação Física
Também contamos com oficinas no contraturno.