Escola de Pais - Workshop
Escola de Pais - Workshop - Educação 4.0
Nesta segunda-feira, 2 de março de 2020, pais, mães e responsáveis por alunos do Colégio Curupira foram convidados a vivenciar uma experiência inovadora, no primeiro Workshop do ano, abordando o tema da Educação 4.0.
O Diretor Educacional, Professor Dr. Cassiano Zeferino de Carvalho Neto, foi o responsável por conduzir a experiência de aprendizado, vivenciando o modelo educacional do dia a dia de seus filhos.
“Educação 4.0 contribui para que cada cidadão seja protagonista do seu próprio desenvolvimento, na perspectiva de um aprendizado por toda a vida.”
A Educação 4.0 destaca a importância de desenvolver valores, competências, habilidades e conhecimento teórico dos estudantes, para estejam aptos a:
Gerenciar as emoções, ao se relacionar consigo mesmo e com outras pessoas.
Gerenciar processos de aprendizagem autônoma com aplicação de conhecimentos;
Empreender criativa e de forma persistente, mesmo diante de adversidades;
Construir estilos de pensamento e capacidade interventiva diante do novo.
Colaborar socialmente ao mesmo tempo que saiba valorizar e investir em seus talentos próprios.
Conceber um projeto de vida, consistente com seus valores, aptidões, competências e habilidades,, condizente com os desafios inerentes aos contextos culturais, políticos e socioeconômicos decorrentes da 4a Revolução Industrial.
As atividades do Workshop da Escola de Pais foram desenvolvidas a partir da chamada metodologia vivencial ativa (MVA), presente no modelo de Educação 4.0 e a cada dia mais utilizada no Colégio Curupira que mantém, desde o início deste ano, um Programa de Gestão da Inovação na Escola no qual todos os profissionais participam no âmbito de uma formação continuada que se estenderá até dezembro.
Para entender o processo de ensino-aprendizagem promovido por Metodologia Vivencial Ativa, numa experiência educacional no modelo da Educação 4.0 realizada durante o Workshop, veja o seguinte vídeo:
Conheça as etapas de inovação desenvolvidas no Colégio Curupira durante o ano de 2020:
Etapa I: Sensibilização (concluída em fevereiro).
Etapa II: Experimentação (finalizada até julho).
Etapa III: Consolidação (finalizada até dezembro).
Etapa IV: 2021 (autoria e mediação de todas as aulas no modelo de Educação 4.0).
Conheça os passos da Metodologia Vivencial Ativa (MVA) relacionada à Educação 4.0*:
Contextualização: concepção de situações que estimulem a gestão da cognição pela emoção.
Problematização: desafios a serem enfrentados, problematizados e resolvidos pelos estudantes..
Interação: consigo mesmo, entre pares, com inteligência artificial e mídias (digitais, analógicas, ciberfísicas), com o educador-mediador e outros atores.
Socialização: comunicação dos resultados do processo realizado, por meio de mídia diversificada.
Avaliação: composta por 4 modalidades - Diagnóstica (ou instantânea), Ampliativa, Diferenciativa e Integrativa. Os resultados por processos avaliativo continuado não faz uso de boletins, mas de habilidades detalhadas (previstas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC) por meio de um Relatório de Competências (RC).
* Referência
CARVALHO NETO, C. Z. Educação 4.0: princípios e práticas de inovação em gestão e docência. Santo Amaro da Imperatriz/SC: Laborciencia editora, 2020 (6a ed.).