1º Lugar - FICC - Feira de Iniciação Científica do Curupira
top of page
  • Foto do escritorColégio Curupira difusão

1º Lugar - FICC - Feira de Iniciação Científica do Curupira


O 1º Lugar na FICC - Feira de Iniciação Científica do Curupira foi para o Tema:

Extinção das abelhas nativas do Brasil

Abelha não faz mal, faz mel !

Nosso projeto busca conscientizar as pessoas sobre a importância das abelhas e sobre a existência de abelhas nativas do Brasil. Além disso, irá ajudar na preservação das abelhas. Pretendemos plantar flores melíferas em lugares públicos de Garopaba e aumentar o conhecimento das pessoas através deste projeto.

Luiza Oliveira Curtinaz de Souza e Maria Carolina Ferreira

Alunas do 8º ano

Conheça o projeto:

Tema:

Extinção das abelhas nativas do Brasil

Problema:

Por quais motivos as abelhas nativas do Brasil estão entrando em extinção?

Justificativa:

O nosso projeto pretende colaborar para a preservação das abelhas, pois elas são de extrema importância para a humanidade. Também contribuirá para conscientização da importância das abelhas e o seu trabalho de polinização.

Hipótese:

Acreditamos que o motivo da diminuição da população de abelhas é uso de agrotóxicos, desmatamento e a falta de informação sobre as espécies.

Objetivo geral:

Conscientizar as pessoas da existência de abelhas nativas do Brasil e a sua extrema importância para o mundo.

Referencial teórico: Com base na Carta aberta de Ilhéus, Mulheres em defesa das abelhas de 08 de março de 2018: reconhecidamente os insetos polinizadores mais importantes do planeta, responsáveis por 75% da produção de alimentos são as abelhas.

Isto se confirma de acordo com o site Apis (on-line) onde afirma que a grande maioria das espécies de plantas nativas dependem da polinização feita por abelhas também nativas para sua perpetuação. Pesquisas científicas têm demonstrado a relação direta entre o uso indiscriminado de agrotóxicos com o colapso das colônias. Trazendo com isso a diminuição das espécies de abelhas e um grande problema para toda a humanidade.

Conclusões parciais:

Através de pesquisas e entrevistas, até o momento conseguimos concluir, que a maioria das pessoas não possuem conhecimento da existências de abelhas nativas do Brasil e assim não compreendendo a importância que elas trazem para todos. Pretendemos dar continuidade a este projeto.

Análise dos gráficos:

Com esses gráficos conseguimos entender que todos os apicultores e meliponicultores, tendo muitos anos de experiência, afirmam que as abelhas realmente estão entrando em extinção.

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page