• Colégio Curupira difusão

Internet Segura para seus filhos - Utilize o Controle Parental


SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!

Utilize o Controle Parental

Apesar de nada substituir o diálogo e a mediação dos pais, a tecnologia pode ser usada como aliada para ajudar a proteger as crianças dos riscos da Internet. O Controle Parental (ou Controle dos Pais) é um conjunto de recursos de segurança disponível em diversos sistemas operacionais, sites e equipamentos, como roteadores e consoles de jogos. Também pode ser instalado por meio de aplicativos pagos ou gratuitos. Os recursos do Controle Parental variam de acordo com a forma como são disponibilizados. Por exemplo:

Sites de pesquisa: permitem definir filtros de acordo com a classificação etária do conteúdo. Sistemas operacionais: permitem restringir os sites que as crianças podem (ou não podem) acessar, os aplicativos que elas podem executar, com quem elas podem se comunicar e definir limites de tempo, como o tempo máximo de uso por dia, horário de dormir e regras específicas para dias úteis e de finais de semana. Também impedem a troca de senha e mostram o histórico de atividades, incluindo sites visitados e aplicativos usados. Lojas do sistema operacional: permitem definir o nível de classificação (livre ou por idade) para os aplicativos que as crianças podem comprar, baixar e instalar ou ainda para os filmes que elas podem assistir e livros que podem ler. Usuários e perfis restritos: permitem criar tipos especiais de contas nas quais as atividades são restritas e supervisionadas. Serviços via alteração de DNS 1 : permitem filtrar os sites acessados, por meio da alteração dos servidores de DNS configurados nos equipamentos que as crianças usam ou no roteador da rede residencial. Esses servidores possuem regras específicas para impedir o acesso a sites maliciosos ou restritos a menores de 18 anos (por exemplo, com conteúdo pornográfico).

1 DNS (Domain Name System) significa sistema de nomes de domínios e é responsável pela tradução, entre outros tipos, de nome de máquinas/domínios para o endereço IP correspondente e vice-versa.

É importante que as crianças não conheçam a senha de administração dos equipamentos ou a especificada no serviço de Controle Parental, para que não consigam desabilitar a proteção. Apesar de ser bastante útil, o Controle Parental deve ser usado como uma proteção adicional, já que pode apresentar falhas e não estar presente em todos os dispositivos e locais onde as crianças acessam à Internet, como a escola ou a casa dos amigos. Por isso, o bom e velho diálogo constante entre pais e filhos continua sendo essencial para ajudar as crianças a reconhecerem as situações de risco e tentar evitá-las. A melhor tecnologia ainda é a consciência e o senso de responsabilidade. Nenhum recurso de segurança conseguirá desenvolver essa maturidade e muito menos substituir o senso de autocuidado e de autoproteção, que vale para a vida em geral, o que incluí a Internet, os jogos e os aplicativos.

Ajude seus filhos a protegerem as contas de acesso

Explique aos seus filhos sobre a importância de criar boas senhas, evitando senhas fáceis de serem adivinhadas, como “123456”, “abcd”, “asdf”, nome, sobrenome, data de nascimento, nome do cachorro ou do time preferido. O recomendável é que eles escolham senhas longas, como uma frase que gostam muito, por exemplo “1 dia ainda verei os aneis de Saturno!!!”. Oriente-os para sempre saírem das contas de acesso quando usarem computadores de outras pessoas ou coletivos, como na casa de amigos, em bibliotecas e escolas, para que o próximo a utilizar não consiga acessá-las.

*

----------------------------------------------------------

Gestão e supervisão dos dispositivos das crianças.

Faça o download da App Qustodio no dispositivo da criança, incluindo smartphones, tablets e/ou desktops.

Aplicação de controle parental grátis na Internet

Pensado para supervisionar, gerenciar e proteger o uso do dispositivo do seu filho em qualquer lugar!

Crie uma conta e proteja seu primeiro dispositivo gratuitamente, para sempre.

Qustodio:

https://www.qustodio.com/pt/

---------------------------------------------------------

*MATERIAL EXTRAÍDO DO SITE: https://internetsegura.br

https://internetsegura.br/pdf/guia-internet-segura-pais.pdf

Produção: CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil)

#internetsegura

0 visualização

© 2017 por Colégio Curupira  Escola particular - Rua Lajeado, nº 1.000 Garopaba - SC - CEP. 88495-000 .

Telefone: 48 3254-6799 e-mail: contato@colegiocurupira.com.br. www.colegiocurupira.com.br

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Google ícone social Places