Internet Segura para seus filhos - Não seja você o vilão

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!

Não seja você o vilão

Alguns dos riscos que as crianças encontram na Internet são criados pela própria família que, geralmente por ingenuidade e desconhecimento dos perigos, as expõe excessivamente.

Você já criou perfis em nome dos seus filhos?

Alguns pais criam perfis em nome dos filhos, postam sobre eles e até interagem como se as próprias crianças estivessem fazendo aquilo. Tem criança que ainda nem nasceu mas já possui perfil nas redes sociais. Você já imaginou como essas crianças se sentirão lendo opiniões que não foram emitidas por elas? Como será possível diferenciar no futuro o que elas postaram daquilo que alguém postou em nome delas? Lembre-se que algumas redes sociais têm idade mínima para criação de contas. Se os próprios pais, que costumam ser o exemplo para os filhos, não obedecem às regras, como poderão cobrar dos filhos mais tarde?

Você costuma postar mensagens nas redes sociais dos seus filhos?

Aquilo que é privado, típico da relação familiar, não precisa ser postado nos perfis dos seus filhos. Procure respeitar a privacidade, a individualidade e a intimidade deles. A criança deve ter o direito de não querer ser exposta e de construir ela própria o seu espaço na Internet, de acordo com o amadurecimento da sua personalidade e da educação sobre o uso das tecnologias. Evite postar mensagens chamando-os por apelidos usados somente entre vocês ou tratando-os de forma infantil. Não dê broncas e nem os repreenda por meio das redes sociais. Converse antes sobre a publicação de alguma foto ou conteúdo familiar. Lembre-se que a Internet é um lugar público e, como diz o ditado, “roupa suja se lava em casa”.

Você costuma postar fotos e vídeos dos seus filhos?

Você já parou para pensar até onde vai o seu direito em expor a privacidade dos seus filhos? Onde começa o direito deles de não querer ser expostos pelos pais? A partir de qual idade eles passam a ter direito à própria privacidade? Aquilo que você considera “bonitinho”, eles podem considerar constrangedor, e ainda ser usado para a prática de bullying contra eles. Lembre-se que o contexto familiar é privado. Além disso, a foto dos seus filhos nus ou seminus, tomando banho ou brincando na praia, pode ser algo inocente para você, mas essa mesma foto pode ser usada por redes de pedofilia para exploração sexual comercial. Dessa forma, evite compartilhar fotos onde seus filhos apareçam com pouca roupa. Expor os hábitos dos filhos (onde estudam, quais cursos participam, locais que frequentam) pode colocá-los em risco de serem sequestrados. Há diversos casos noticiados de sequestros de crianças que foram planejados com informações obtidas por redes sociais. Assim, evite postar fotos que exponham a rotina dos seus filhos. Existem também os “sequestradores digitais” que usam informações reais de crianças para criar perfis falsos e interagir com outras pessoas. Em alguns casos eles até comentam e compartilham as fotos como se fossem eles os verdadeiros pais da criança. Tente imaginar como você se sentiria vendo fotos, nomes e outras informações dos seus filhos sendo usadas dessa forma... Para evitar isso, tenha cuidado ao aceitar estranhos nas suas redes sociais e utilize as configurações de privacidade para restringir quem pode acessar as suas postagens. Considere outras alternativas para compartilhar conteúdos com a família, como aplicativos de mensagens, vídeo-chamadas ou, porque não, as versões dos álbuns impressos de fotografias.

----------------------------------------------------------

Gestão e supervisão dos dispositivos das crianças.

Faça o download da App Qustodio no dispositivo da criança, incluindo smartphones, tablets e/ou desktops.

Aplicação de controle parental grátis na Internet Pensado para supervisionar, gerenciar e proteger o uso do dispositivo do seu filho em qualquer lugar! Crie uma conta e proteja seu primeiro dispositivo gratuitamente, para sempre. Qustodio:

---------------------------------------------------------

*MATERIAL EXTRAÍDO DO SITE: https://internetsegura.br

Produção: CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil)

0 visualização