Internet Segura para seus filhos - Ajude seus filhos a se protegerem

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!

Ajude seus filhos a se protegerem

Sua ajuda é muito importante. Confira algumas dicas para que você oriente seus filhos a usar a Internet com mais segurança.

Dê o exemplo

Os pais costumam ser a primeira referência comportamental das crianças e é natural que elas copiem deles os hábitos e as atitudes. Mas de nada adianta dar conselhos se as atitudes não corresponderem ao que está sendo dito. Como cobrar dos seus filhos um comportamento que você não tem? Se você faz as refeições navegando na Internet, se está sempre olhando as redes sociais enquanto conversa com os filhos, se nunca tem tempo para brincar com eles mas encontra tempo para mandar mensagens que não são urgentes, seus filhos provavelmente farão o mesmo.

Estimule o diálogo

Não adianta impedir que seus filhos acessem à Internet, pois eles poderão fazer isso escondidos. Proibições geralmente geram conflitos e atrapalham o diálogo. Por isso, esteja presente no dia a dia dos seus filhos, tente conversar sobre as diversas possibilidades que a Internet oferece e deixe que eles falem sobre as experiências deles – o que gostam ou não de fazer, quais sites ou jogos acessam mais, com quem e de que forma se relacionam. Aproveite também para tirar dúvidas com eles, pois assim você pode indicar que há um canal de diálogo aberto entre vocês. Ao mostrar-se interessado, será mais fácil descobrir se eles precisam de ajuda, se estão tendo algum problema ou se algo os está incomodando. Navegar junto com seus filhos pode ser muito divertido e educativo. Procure estimulá-los a compartilhar com você as experiências desagradáveis que tiverem na Internet. Para isso, tente montar cenários, citar problemas já ocorridos ou aproveitar oportunidades, como casos que estão sendo noticiados e comentados. Isso os ajudará a entender os problemas, observar as consequências e servirá como alerta para que não passem pelas mesmas situações ou para que saibam como reagir. Lembre-se que o diálogo educativo, aberto e franco é sempre a melhor proteção que seus filhos podem ter diante dos desafios da convivência em sociedade.

Reforce os cuidados que seus filhos devem ter com estranhos

Não há dúvidas que a Internet ajuda a aproximar as pessoas distantes e reforçar os vínculos de amizade, mas ela também facilita o contato com pessoas desconhecidas de todo tipo. Algumas até podem ser bem intencionadas mas outras se aproveitam da falsa sensação de anonimato da Internet para tentar se aproximar de crianças e cometer crimes. Infelizmente muitas crianças são iludidas e acabam se encontrando pessoalmente com desconhecidos e, sem que tenham noção, ficam expostas a grandes perigos. Oriente seus filhos para jamais marcar encontros com pessoas estranhas ou que conhecem apenas da Internet

Observe o comportamento dos seus filhos

Se você tiver um computador em sua casa, procure mantê-lo em um local de passagem. Assim, mesmo à distância, conseguirá observar o comportamento dos seus filhos. Caso eles acessem à Internet usando equipamentos individuais, esse tipo de supervisão fica mais complicada mas, mesmo assim, há alguns indícios que podem ajudar. Atitudes como minimizar ou fechar aplicativos, trancar a porta do quarto, bloquear o celular ou tablet e ficar nervoso quando você está por perto podem indicar que seus filhos estão tentando esconder algo e, possivelmente, correndo riscos. Esse é o momento para tentar conversar e entender o que está ocorrendo. A relação de confiança é o mais importante. Converse e ouça antes de julgar, para que eles não tenham medo de relatar algum incômodo.

----------------------------------------------------------

Gestão e supervisão dos dispositivos das crianças.

Faça o download da App Qustodio no dispositivo da criança, incluindo smartphones, tablets e/ou desktops.

Aplicação de controle parental grátis na Internet Pensado para supervisionar, gerenciar e proteger o uso do dispositivo do seu filho em qualquer lugar! Crie uma conta e proteja seu primeiro dispositivo gratuitamente, para sempre. Qustodio:

---------------------------------------------------------

*MATERIAL EXTRAÍDO DO SITE: https://internetsegura.br

Produção: CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil)

0 visualização