Trabalho por projetos:

A aprendizagem baseada em projetos torna o aprender e o fazer inseparáveis. Aprender com o PBL tem a ver diretamente com a exploração do contexto, a comunicação entre pares e a criação a partir do conhecimento. E é especialmente na etapa final, a produção de resultados, que a tecnologia enriquece o processo: alunos podem organizar suas descobertas em formatos multimídia, fazendo uso de gráficos e tabelas, vídeos, aplicativos, ferramentas.

Quer um exemplo? Digamos que o objetivo seja incentivar os moradores do bairro a comer de forma mais saudável. Existem dezenas de caminhos possíveis para se atingir essa meta: um grupo pode optar por criar uma horta comunitária, enquanto outro pode desenvolver um aplicativo que mostre onde há comida orgânica mais barata na região.

Portanto, é comum que a Aprendizagem Baseada em Projetos trabalhe a transdisciplinaridade, envolvendo competências e temáticas pertencentes a várias das matérias escolares. As habilidades para o século 21 são desenvolvidas ao longo de toda a jornada – especialmente autonomia, curiosidade, resolução de problemas e comunicação interpessoal.

Fonte: http://info.geekie.com.br/aprendizagem-baseada-em-projetos/

Metodologias Ativas:

O foco passa a ser o diálogo com os alunos, a sondagem de conhecimentos prévios e percepções sobre o tema em questão com incidência na problematização, contextualização e aplicação prática dos conhecimentos.

É uma parceria entre professor e aluno na busca pelo conhecimento. O aluno assume o papel de ator principal, e o professor o de mediador e estimulador do processo de “ensinagem”, ou seja, do ensino com foco na aprendizagem, resultante de uma interação entre professor e aluno que engloba as ações de ensinar e aprender.

A ideia é estimular a autonomia intelectual dos alunos por meio de atividades planejadas pelo professor para promover o uso de diversas habilidades de pensamento como interpretar, analisar, sintetizar, classificar, relacionar e comparar. É, acima de tudo, promover o trabalho partilhado com seus pares.

Fonte: http://www.revistaeducacao.com.br/aprendizagem-ativa/

O método ainda usa o apoio da tecnologia para potencializar o aprendizado com agilidade. No colégio Curupira fica evidente, entre outros recursos, o uso das ferramentas Google for Education.

Assembleia escolar

Assembleias de alunos, Regras da sala, Equipes de responsabilidades.

A participação de todos é fundamental, favorecendo o

compromisso e comportamento em sociedade.

As Assembleias da escola, uma possibilidade para discutir problemas de convivência nas salas de aula.

Ferramentas de compartilhamento na equipe pedagógico:

O Google Drive se tornou um dos principais aliados do nossos professores. Através dele, é possível criar documentos, como planejamentos, tarefas, trabalhos e até avaliações. Com o sistema de compartilhamento, a Coordenação pedagógica leva um seguimento constante dos conteúdos.

Websites das turmas:

Pensando na segurança dos nossos alunos e seus familiares, criamos os Websites, que são sites oferecidos pela plataforma do Google Education, onde apenas os pais ou responsáveis terão acesso às fotos, Agenda Google, Planos Anuais e Projetos da turma.

Portanto, a partir de 2017, o Facebook do Colégio Curupira torna-se apenas institucional, não divulgando mais fotos de atividades realizadas dentro da escola.

Projeto Anual “Transformação”:

Desde o início de 2017, o Colégio Curupira vem trabalhando um tema gerador que é o projeto anual, onde todas as turmas desenvolvem trabalhos interdisciplinares dentro deste tema. Escolhemos “Transformação” por sua amplitude, tanto nas ciências sociais quanto nas naturais, permitindo diferentes abordagens a partir das motivações e demandas de cada turma.

O tema foi subdividido em três: transformações pessoais, histórico-sociais e ambientais.  Acreditamos ser um tema capaz de contemplar os anseios e interesses tanto da Educação Infantil quanto do Fundamental e de aproximar as crianças da reflexão filosófica de Heráclito: "nada é permanente, exceto a mudança".

Conheça nosso projeto anual ¨Transformação”.

• Google+ Social Icon