Experiências de Cidadania Digital com o Projeto Navegar Juntos
O projeto de Cidadania Digital, Navegar Juntos, trabalha com alunos e pais de maneira integrada e usando metodologias inovadoras.
O trabalho com os alunos do 5º ao 9º ano acontece em três momentos:
-
Num modelo de sala de aula invertida. As atividades são compostas de textos, vídeos e formulários interativos.
-
Num momento presencial. Cada grupo trabalha em projeto sobre um tema e propõe soluções e cria objetos midiáticos diversos compartilháveis.
-
Os projetos são apresentados num evento com seus pais para discutir como Navegar Juntos no mundo digital.
No Ensino Fundamental do 1º ao 4º ano foram trabalhados 3 eixos:
-
Os anéis da responsabilidade, Eu, a comunidade, o mundo. Reconhecer os limites do Público e Privado.
-
Equilíbrio no uso da mídia, usar a mídia de uma forma que se sinta saudável e equilibrada com outras atividades da vida.
-
MURAL COLABORATIVO, criação de um mural entre todas as turmas, combinando as responsabilidades de cada um, com a comunidade e com o mundo. Reforçando o conceito de privacidade, colaboração e construção conjunta da internet. A Empatia como eixo da comunicação,¨Somos os Guardiões da nova internet. Faremos uma internet mais legal´.
Os alunos participam ativamente sendo protagonistas de seu aprendizado e são estimulados numa experiência gamificada, recebendo selos de reconhecimento por suas conquistas.
O trabalho com os pais é presencial e, conta com três momentos:
-
Apresentação de estratégias de cidadania para pais com espaço de Help desk para ajuda aos pais nas configurações de segurança
-
Visita a exposição de projetos dos alunos
-
Atividade conjuntas entre pais e filhos para que os pais entendam o mundo digital onde seus filhos estão inseridos e naveguem junto com eles, com atividades mão na massa é espaços de conversas mediados x eixos.
O Projeto Navegar Juntos convida a abrir a conversa sobre Cidadania Digital com a familia.
O objetivo é que a atividade não se encerre e que os conhecimentos adquiridos e os produtos sejam compartilhados com a comunidade para ser multiplicado em uma ação conhecida como aprendizado de serviço.