Cidadania Digital | Colégio Curupira Garopaba

Juntos

Cidadania Digital

Experiências de Cidadania Digital com o Projeto Navegar Juntos

O projeto de Cidadania Digital, Navegar Juntos, trabalha com alunos e pais de maneira integrada e usando metodologias inovadoras.

O trabalho com os alunos do 5º ao 9º ano acontece em três momentos:

1. Num modelo de sala de aula invertida. As atividades são compostas de textos, vídeos e formulários interativos.

2. Num momento presencial. Cada grupo trabalha em projeto sobre um tema e propõe soluções e cria objetos midiáticos diversos compartilháveis.

3. Os projetos são apresentados num evento com seus pais para discutir como Navegar Juntos no mundo digital.

No Ensino Fundamental do 1º ao 4º ano foram trabalhados 3 eixos:

1. Os anéis da responsabilidade, Eu, a comunidade, o mundo. Reconhecer os limites do Público e Privado.

2. Equilíbrio no uso da mídia, usar a mídia de uma forma que se sinta saudável e equilibrada com outras atividades da vida.

3. MURAL COLABORATIVO, criação de um mural entre todas as turmas, combinando as responsabilidades de cada um, com a comunidade e com o mundo. Reforçando o conceito de privacidade, colaboração e construção conjunta da internet. A Empatia como eixo da comunicação,¨Somos os Guardiões da nova internet. Faremos uma internet mais legal´.

Os alunos participam ativamente sendo protagonistas de seu aprendizado e são estimulados numa experiência gamificada, recebendo selos de reconhecimento por suas conquistas.

O trabalho com os pais é presencial e, conta com três momentos:

1. Apresentação de estratégias de cidadania para pais com espaço de Help desk para ajuda aos pais nas configurações de segurança

2. Visita a exposição de projetos dos alunos

3. Atividade conjuntas entre pais e filhos para que os pais entendam o mundo digital onde seus filhos estão inseridos e naveguem junto com eles, com atividades mão na massa é espaços de conversas mediados x eixos.

O Projeto Navegar Juntos convida a abrir a conversa sobre Cidadania Digital com a familia.

O objetivo é que a atividade não se encerre e que os conhecimentos adquiridos e os produtos sejam compartilhados com a comunidade para ser multiplicado em uma ação conhecida como aprendizado de serviço.